CURSO TICs nas aulas de PLE_17, 18, 19 Setembro 09 - Instituto Camões

17-09-2009 08:48

 

Como implementar as TICs no ensino de PLE?

CURSO DE FORMAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁCTICOS

 

1ª ETAPA – EDIÇÃO 09

 

 

Organiza:

Instituto Camões Buenos Aires

Sónia Dias Mendes

 

Curso ministrado por:

Richard Brunel Matias

richardbrunelmatias@gmail.com

(Universidad Nacional de Córdoba – Facultad de Lenguas)

 

 

 

Datas, horários e local do curso

  • 1.ª sessão: Quinta-feira, 17/09/09 – 18:00 a 22:00 horas
  • 2.ª sessão: Sexta-feira, 18/09/09 – 18:00 a 22:00 horas
  • 3.ª sessão: Sábado, 19/09/09 – 09:00 a 13:00 horas*
  • Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas “Juan Ramón Fernández” - Carlos Pellegrini 1515 – 1010 Buenos Aires

*Total: 12 horas

 

Materiais a serem utilizados no curso 

$15.-

 

Destinários

Professores de Português e alunos dos últimos anos dos cursos de Profesorado en Portugués que estejam dispostos a implementar as TICs em suas aulas de língua. (É importantíssimo que, tanto professores como alunos, tenham manejo comprovado de uso de computador e programas básicos como Word, Explorer, Mozilla e Windows).

Inscrição

Uma vez que o curso tem capacidade limitada, os interessados em realizar a inscrição deverão seguir os seguintes passos:

Até 14 de Setembro:

  1. Preencher os documentos Ficha de Inscrição e Ficha Diagnóstico e enviar um e-mail para info@institutocamoes.org.ar:

1.1. no assunto deve constar: Inscrição Curso TICs_NOME_SOBRENOME

1.2. anexar ao e-mail: Ficha de Inscrição

1.3. anexar ao e-mail: Ficha de Diagnóstico

2.       Efectuar o pagamento dos materiais a serem utilizados durante o curso ($15.-) no Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões Buenos Aires

Obs.: A inscrição só será considerada após efectuado o pagamento dos materiais na sede do CLP/IC.

 

Para mais informações, contactar:

Rosa da Silva (Assistente de Direcção do CLP/IC Buenos Aires)

Carlos Pellegrini 1515 – 1010 Buenos Aires

(+5411) 4328 5166

info@institutocamoes.org.ar

 

 

Programa do Curso

Em nosso mundo globalizado, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) impactaram em diferentes áreas e, indubitavelmente, estão marcando inovadores rumos na educação. Se nos remetemos à Educação Linguística e, especialmente ao ensino de PLE, as TICs nos proporcionam ferramentas e interfaces que fazem com que nossas “formas de ensinar” e nossas “propostas de intervenção didática” sejam cada vez mais vinculadas aos meios eletrônicos.

Nesse sentido, o objetivo do curso que propomos é iniciar uma prática e reflexão sobre a produção de materiais para o ensino de PLE, entre professores e alunos em etapas finais de sua formação docente, produzidos a partir das TICs, a fim de fortalecer vínculos e estabelecer linhas de ação para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.

 

Objetivos gerais

  • Criar, tendo o Centro Camões de Buenos Aires como lugar físico, um espaço de discussão e de intercâmbio de experiências na área do ensino de PLE, com o fim de implementar as TICs em seu ensino.
  • Nesse sentido, aprender a manejar as ferramentas e interfaces que as TICs oferecem aos docentes de PLE, com o intuito de possibilitar-lhes autonomia na produção de materiais, levando em conta diferentes públicos-alvo que se predispõem a aprender esse idioma.
  • Refletir sobre a qualidade estética dos materiais para o ensino de PLE existentes no mercado e dos materiais de nossa autoria.

 

 

Objetivos específicos

  • Adquirir, a partir da teoria e prática, conhecimentos sobre o que são as TICs e como podem ser usadas para o ensino de PLE.
  • Conhecer, a partir da teoria e prática, softwares de desenho gráfico, sua aplicação e eficiência para a elaboração de materiais didáticos para o ensino de PLE.
  • Conhecer, a partir da teoria e prática, softwares de desenho web, sua aplicação e eficiência para a elaboração de materiais didáticos para o ensino de PLE.
  • Conhecer, a partir da teoria e prática, softwares destinados à captação e edição de vídeos e sua aplicação no ensino de PLE.
  • Desenhar atividades didáticas a partir das ferramentas e interfaces que as TICs proporcionam ao docente de PLE.

 

Conteúdos

 

Bloco 1

A imagem no ensino de PLE: o layout dos nossos materiais, as cores, as imagens, os espaços, as linhas, as letras, os quadros, as figuras geométricas, etc... Captura de imagens, criação de imagens, tipos de formatos, edição. Programa: Page Maker. Corel Draw e Corel Photo Paint. Exemplos de materiais produzidos com estes programas. 

 

Bloco 2

O vídeo no ensino de PLE: tipos de transmissão de vídeos pela web, produção de vídeo para web, formatos de vídeos, captura e edição de clips e vídeos, qualidade e tamanho do arquivo, dicas. Diferentes utilidades dos vídeos no ensino de PLE: vídeo-aulas, tutoriais, vídeo-correções, entre outras.. Programas: downloadhelper, Mozilla, Camtasia, Power Point, Dreamweaver, Flash.

 

 

Bloco 3

O áudio no ensino de PLE: tipos de transmissão de áudio pela web, podcasts, gravação e edição de áudios, captura e edição de áudios. Diferentes utilidades do áudio no ensino de PLE. Programas: Downloadhelper, Mozilla, Camtasia, Audacity, WMRecorder, entre outros. Sites para captura de áudios.

 

 

Bloco 4

Materiais interativos para o ensino de PLE: passagem ao mundo multimídia, o hipertexto e suas vantagens, os vínculos, tipos de vínculos, a criação de CDs interativos com implementação de vídeos, áudios e atividades interativas de auto-aprendizagem. Análise e produção de atividades interativas. Exemplos de material produzido. Programas: Dreamweaver, Flash, Firework e Flash (noções muito básicas) 

 

Ficha de inscrição

Ficha de diagnóstico

Programa

—————

Voltar