Curso de imersão Salvador - Bahia 2015

27-04-2015 23:13

SALVADOR, UMA CIDADE ENCANTADA

Um percurso histórico-cultural por Salvador

 

Fundamentação:

A Asociación Argentina de Profesores de Portugués (AAPP) e a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) convidam professores e alunos de cursos de formação a participar de um percurso pela cidade de Salvador da Bahia. O objetivo é oferecer a oportunidade, tanto a professores quanto a estudantes das instituições formadoras da Argentina, de um contato direto com a geografia urbana dessa cidade; uma possibilidade para aprender de uma perspectiva diferente. Dessa forma, iniciamos um projeto que pretende concretizar uma série de experiências pedagógicas para associados, docentes e estudantes, que se traduz na exploração de uma perspectiva histórica a partir de uma abordagem não tradicional.

Andar por uma cidade, descobrindo seus espaços históricos e interagindo com seus moradores é sempre uma experiência enriquecedora, constituindo um aporte significativo aos processos de aprendizagem e aquisição de uma segunda língua, uma chance de estar em contato direto com diferentes ambientes culturais e sociais, um aspecto vital que se sente do ponto de vista geográfico: estar na cidade.

De fato, as situações de contato linguístico-cultural assumem contornos mais favoráveis ao desenvolvimento de relações interculturais. Teorias que provêm de diversas disciplinas sustentam a necessidade de que os aprendizes de uma língua estrangeira conheçam e se familiarizem com o contexto sociocultural em que se usa a língua que aprendem, para atingir comportamentos linguísticos adequados na comunicação com falantes nativos.

A promoção desses espaços tem o objetivo de que os aprendizes de PLE interpretem os significados da cultura alvo e desenvolvam uma consciência intercultural. Portanto, a presente proposta procura utilizar como recurso de formação a experiência de pisar, percorrer, escutar, sentir e cheirar a cidade in loco, utilizando como leitmotiv a espacialidade histórica da cidade de Salvador. A proposta é um roteiro de sete dias em que prevalece o exercício de olhar a história e a cultura de uma cidade berço de povo brasileiro.

A cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, foi a primeira capital do Brasil Colônia. É notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, além de fascinar os seus visitantes com seus mistérios e encantamentos, dados por toda a sua religiosidade e culto aos Orixás. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX.

A cidade segue o modelo de urbanização adotado por várias cidades costeiras portuguesas, que incorpora as características do meio físico ao desenho urbano; está dividida em dois níveis bem diferentes: a Cidade Baixa, localizada na planície estreita banhada pela Baía de Todos os Santos, e a Cidade Alta, localizada no platô que se eleva de forma aguda caracterizada por uma encosta íngreme. A cidade se apresenta como um lugar com personalidade, tradições, rituais e vibrações únicas dadas pelos ritmos do axé, do pagode, do forró, do arrocha, do samba.

Consideramos que qualquer viagem pedagógica, em qualquer variante, é uma experiência rica que deve estar presente na formação. Esperamos, como Associações, colaborar com tais vivências que atualizam e enriquecem nosso trabalho profissional docente.

 

Objetivos:

  • Favorecer um olhar diferente sobre o espaço urbano da cidade de Salvador, de uma perspectiva histórico-cultural, tanto acadêmica quanto vivencial.
  • Facilitar o contato de professores e estudantes de português como língua de vizinhança com ambientes linguístico-comunicativos naturais e autênticos, a fim de fortalecer os processos interativos responsáveis por pôr em funcionamento os mecanismos de aprendizagem e aquisição.
  • Possibilitar o intercâmbio de experiências socioculturais, como a reflexão intercultural e metacultural entre docentes e estudantes de português como língua de vizinhança que participem da experiência.
  • Interagir com falantes nativos de português como língua materna em situações cotidianas urbanas.
  • Refletir sobre a relevância da experiência linguístico-cultural desenvolvida em sua formação pessoal e profissional.

 

Conteúdos:

  • A independência do Brasil: análise sobre seu contexto sociopolítico, econômico e cultural. O cotidiano da sociedade de inícios do séc. XIX; o universo do trabalho e história do imaginário social: o Mercado Modelo – a Baía de Todos os Santos – Capitania dos Portos – igrejas históricas – Pelourinho.
  • Arquitetura colonial, neocolonial, neoclássica e contemporânea: Solar do unhão - Gabinete Português de Leitura - Palácio da Aclamação.
  • O traçado urbanístico de Salvador: a Cidade Baixa e a Cidade Alta.
  • Salvador Antiga: ruas, ruelas, becos e travessas do centro da cidade.
  • Salvador atual: ritmos, cores, cheiros e sabores - o cotidiano da cidade. Capoeira.
  • O sincretismo religioso - terreiro de candomblé - Igrejas – rituais.

 

Curso teórico: três encontros de 3 horas cada (9 horas)

  • Ensino e aprendizagem em perspectiva intercultural (3 horas) Edleise Mendes.
  • Literatura e cultura brasileira através do cinema (3 horas) – Marcos Botelho.
  • Os sotaques brasileiros: a diversidade linguístico-cultural brasileira na prática (3 horas) Alex Simões ou Camila Gusmão.

 

Valor do curso: R$ 500 (curso de 9 horas com os professores, transporte para deslocamento para as visitas aos locais mais afastados da cidade, ingressos aos museus, guias, aula de culinária).

 

Atividades:

Durante o curso de imersão está prevista a realização das seguintes atividades:

  • Percursos a pé (itinerários culturais variados) para conhecimento da cidade;
  • Visitas a museus (Arte Sacra, MAM, AfroBrasileiro, Museu da Misericórdia);
  • Experiências culinárias (restaurantes, cozinhar em grupo, visitas a mercados de alimentos populares) – Visita à Associação das Baianas, com palestra e fritura e degustação de acarajé;
  • Visitas a feiras e mercados públicos (Mercado Modelo, Feira de São Joaquim, Ceasinha, Sete Portas);
  • Experiências artísticas (espetáculos de teatro, de música, de dança).
  • Experiências religiosas (visita a terreiros de candomblé, visita à missa da Igreja do Rosário dos Pretos);
  • Experiências naturais e ecológicas (Praia do Forte, Arembepe, Barra de Jacuípe).

 

Duração:

O curso terá uma duração de uma semana, de 5 a 12 de setembro de 2015, com uma carga horária total de 60 horas de atividades.

 

Destinatários:

Docentes de português e alunos avançados de cursos de formação de professores da língua portuguesa como língua estrangeira.

 

Prazo para confirmação

Inscrições encerradas

 

Inscrição

Encerrada

 

Sugestão de voo por Aerolineas Argentinas: (valores a 02/05/2015)

Ida - 4 de setembro

Regresso - 12 de setembro

 

Sugestões de hospedagem

THE HOTEL

Localização: 30 minutos do aeroporto, próximo a hotéis, restaurantes, bares, shoppings centers e agências bancárias.
Descritivo: Hotel executivo, com quartos deluxe que dispõem de ar-condicionado, TV LED, secador, cafeteira, cama queen ou 2 de solteiro, frigobar, telefone. O hotel possui jardim interno, varanda, roof top.
Endereço: Rua Belo Horizonte, 138
Bairro: Barra
Tel: +55 (71) 3237-6067
E-mail: reservas@thehotel.com.br

Site: https://www.thehotel.com.br

 

 

ÂMBAR POUSADA

Localização: Próximo à praia da Barra a 6 minutos do centro, 30 minutos do aeroporto e 20 minutos da rodoviária.
Descritivo: 12 apartamentos, ventilador de teto, sala de TV e som, acesso à internet.
Endereço: Rua Afonso Celso 485
Bairro: Barra
Cep: 40140-080
Tel: (71) 3264-6956 / 3267-1507
Fax: (71) 3264-3791 (Fax)
E-mail: ambarpousada@ambarpousada.com.br
Site: www.ambarpousada.com.br

 

HOSTEL CHE LAGARTO

Endereço: Rua Oceânica, N° 84 – Salvador. Em frente à praia principal de Salvador, a Praia da Barra.

Tel: 71 3235-2404

E-mail: salvador@chelagarto.com

Site: https://www.chelagarto.com

 

Fica por conta de cada passageiro contratar um seguro de viagem.

 

Consultas: aapportugues@gmail.com

 

—————

Voltar