Bem-vind@s ao site da Asociación Argentina de Profesores de Portugués


Missão

É inegável que o Português deve ser, neste momento, objeto de particular atenção em nosso País. Não só pelos acordos existentes com o Brasil, a respeito de sua implementação no ensino, mas também pela realidade de sua presença cada vez maior entre nós, tanto comercialmente, pelo MERCOSUL, como culturalmente, por uma integração regional levada a cabo através do intercâmbio de produtos culturais: livros, música, filmes, que estão chegando desde o Brasil com mais freqüência a cada dia.

Para acompanhar esta realidade, nasceu a ASOCIACIÓN ARGENTINA DE PROFESORES DE PORTUGUÉS.

A Associação, tão cara aos que estamos faz tempo nesta tarefa, foi aspiração de colegas que, no trabalho comum, descobriram o que é a base dela: que só no intercâmbio de experiências, dúvidas e possíveis respostas, compartilhadas entre todos, se faz algo de positivo em qualquer trabalho, e particularmente no trabalho intelectual.

Em Niterói, em novembro de 1996, um encontro da SIPLE foi o espaço propício para uma primeira reunião de professores de português da Argentina. Ali e então nasceu o primeiro compromisso de convocar a uma assembléia constitutiva. A Universidade de Rosario foi indicada para organizá-la, e no ano seguinte, no dia 17 de outubro de 1997, a Associação foi criada. Estavam presentes no ato professores de diversas províncias argentinas (Santa Fe, Entre Ríos, Córdoba, Buenos Aires), e da Capital. Colegas de outras províncias como Salta, não podendo viajar, tinham enviado sua adesão por correio.

A  Associação nasceu para cumprir com a seguinte missão:

  • Fomentar o aperfeiçoamento dos professores de português.
  • Lutar pela constante superação e atualização de planos de estudo e métodos de ensino em todos os níveis.
  • Gerir perante as autoridades competentes a sanção de leis e regulamentos.
  • Estreitar vínculos entre os professores de português e as instituições de caráter local, nacional e internacional.